sábado, 30 de maio de 2009

Física Nuclear ...

Vejam...

História da Física ...

Vejam um pouco da história de um dos maiores cientistas de todos os tempos...

História da Matemática ...

Ao final do século XVIII, Leibnitz, na Alemanha, e Seki Kowa, no Japão, desenvolveram métodos de resolução de sistemas lineares baseados em tabelas numéricas formados pelos coeficientes das equações que compunham esses sistemas. Essas tabelas numéricas deram origem ao que hoje denominamos matrizes que, além de serem aplicadas ao estudo dos sistemas lineares, possibilitaram o desenvolvimento de novos ramos da matemática.
Durante o século XVIII, diversos matemáticos desenvolveram estudos sobre algumas propriedades dessas tabelas. Entre os vários trabalhos desenvolvidos, destacam-se os de Pierre S. Laplace (1749-1827) e Alexandre-Théophile Vandermonde (1735-1796).
No início do século XIX, Augustin Louis Cauchy (1789-1857) apresentou um importante trabalho sobre essas tabelas, a partir do qual outros matemáticos, Carl G. J. Jacobi (1804-1851),Artur Cayley (1821-1895), James J. Sylvester (1814-1897) e Francesco Brioschi (1824-1897), desenvolveram e sistematizaram definições, propriedades, operações e aplicações até hoje utilizadas.

Você Sabia ???

A geladeira é um eletrodoméstico imprescindível. Sua função é conservar os alimentos - in natura ou preparados - através da redução da temperatura de armazenagem. Existem muitos modelos de geladeira, que apresentam potências variadas, entre 150 W e 400 W.
A geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo de eletricidade de uma residência. Veja abaixo, o consumo médio mensal de alguns modelos:
Capacidade para 280 litros ........................................... 45 kWh.
Capacidade para 320 litros ........................................... 50 kWh.
Capacidade para 360 litros ........................................... 65 kWh.
Capacidade para 440 litros ( dúplex ) ........................... 110 kWh.

TESTE DE VEDAÇÃO

Para certificar-se de que não está havendo vazamento de ar frio da geladeira para o exterior, provocando aumento de consumo, verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado de conservação. Um jeito prático é proceder da seguinte forma:
1 - Abra a porta e coloque uma folha de papel entre ela e o gabinete da geladeira.
2 - Feche a porta fazendo com que a folha fique presa.
3 - Depois tente retirá-la; se a folha deslizar e sair com facilidade é sinal de que as borrachas não estão garantindo a vedação. Imediatamente, providencie a sua substituição, pois a perda do frio interno da geladeira aumenta o consumo de eletricidade.

Tirando Dúvidas ...

Muitas pessoas confundem temperatura e calor, acham que são a mesma coisa, mas veja:
TEMPERATURA - é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico.
CALOR - é a energia térmica em trânsito, entre dois corpos ou sistemas, decorrente apenas da existência de uma diferença de temperatura entre eles.

Esclarecida a dúvida?

Tchau!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aceleração Escalar Média

Acelera 1º ano!!!!!!!!!!!!

Resumo - Carga Elétrica e Força Eletrostática

3º ano - Vejam este vídeo, resume o que já vimos...

sábado, 16 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curiosidade...

O sistema de Coordenadas Cartesianas recebeu essa denominação em homenagem ao filósofo e matemático francês René Descartes, que em latim, se chama Renatus Cartesius. Esse sistema se baseia em dois eixos, que compõem o plano bi-dimensional, composto pelo eixo X (abcissas) e eixo Y (ordenadas). Ao longo da história, se transformou em uma das poderosas ferramentas em todos os campos do conhecimento científico

Verdade absoluta

" A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao tamanho original "
Albert Einstein.

Desafio

* Uma família possui 3 filhos, com idades diferentes. O produto das 3 idades é igual a 52 anos, quais as idades dos 3 filhos?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Começando um Blog para meus amigos


Sou o Professor Francisco Lealci Sabino de Paiva,35 anos, trabalho na Escola Estadual de Ensino Médio Isabel Amazonas, em Ulianópolis - Pará, lecionando Matemática e Física no Ensino Médio.
Este espaço foi criado para socializarmos os conhecimentos adquiridos durante minhas aulas, curiosidades, desafios, etc...
Seja bem vindo(a)! E divirta-se
Matemática, Física e Química são muito emocionantes!!!!!